data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Maneco é professor há 38 anos na UFSM, onde trabalha com ênfase na microbiologia, ciência na qual se especializou
Os próximos quatro anos devem ser os últimos de Manoel Badke (DEM), o Maneco, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Pelo menos, foi o que o político revelou em conversa com o Diário. O democrata conseguiu se reeleger no último domingo, com 1.016 votos. E, a partir de 2021, estará no sexto mandato no Legislativo santa-mariense.
Segundo ele, é hora de novas lideranças surgirem no partido. O DEM chegou a lançar outros 23 candidatos a vereador neste ano, porém, nenhum deles se elegeu.
- Esperava que, ao menos, outros dois fossem eleitos - lamenta.
Entretanto, não é o fim da vida política do professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No futuro, nada impede que ele tente alçar voos maiores, concorrendo aos cargos de deputado estadual ou federal, daqui a dois anos, ou como prefeito ou vice-prefeito, daqui a quatro.
Maneco garante que todos os seus 65 anos de idade foram "bem vividos" e que, ao longo dos anos, as boas amizades foram preservadas. Ele se elegeu pela primeira vez, em 2000, pelo antigo PFL, com 1.710 votos, números que ele traz decorados na memória e sente orgulho em lembrar.
Entenda como irão funcionar os eventos a partir de dezembro em Santa Maria
NA UNIVERSIDADE
Entre as próximas metas do docente, está ajudar a indicar um novo candidato a reitor para UFSM, onde trabalha há 38 anos. Conforme ele, é preciso uma alternativa "mais de centro-direita" para de, alguma forma, contrapor a atual gestão.
Apae tem 80 cartinhas de presentes para adoção neste Natal
LEGADO
Para Maneco, a defesa pelas causas ambientais, liberdade econômica e valores da família marcaram, e continuarão imprimindo, a atuação política dele. No próximo e derradeiro mandato, ele buscará recursos em nível federal auxiliar na implementação do projeto de lei sobre o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde, aprovado em dezembro do ano passado. O projeto reúne uma lista de atividades para a melhora da saúde emocional da população pelo SUS. Além disso, o vereador quer desenvolver as hortas comunitárias. Junto à vereadora Celita da Silva (PT), que não se reelegeu, Maneco chegou a enviar ao Executivo um projeto sugestão que trata sobre o tema. Ele espera que, nos próximos anos, a prefeitura encaminhe ao Legislativo uma proposta estruturada sobre as hortas.
*Colaborou Rafael Favero